R$ 35,00 (unidade)
Autor: Maurício Abdalla
Iara e a Arca da Filosofia é fruto de duas certezas que carrego comigo. Uma é a de que o mundo em que vivemos corre sérios riscos pelo modo irresponsável que organizamos nossas vidas e nossa sociedade. Outra certeza é a de que, da mesma forma que criamos os riscos, podemos transformar nossa realidade e construir um mundo melhor. E isso depende de cada um de nós.
A tarefa de conhecer o mundo e transformá-lo não precisa ser uma coisa chata, pesada e sem diversão. A aventura da vida, seus mistérios, enigmas, curiosidades e emoções estão ao nosso alcance, desde que tomemos a decisão de encará-los.
O mundo da fantasia e da ficção, ao mesmo tempo em que faz parte de nossa vida, pode ser uma metáfora do mundo real. Vivi essa aventura ao escrever a historia de Iara. A vida real assumiu forma de fantasia por meio de personagens como Filolau, Aspácia, Timóteo, Cícero, Frederico e tantos outros que me "apareceram", como irão aparecer para os leitores.
Imaginei que Iara pode ser cada um de nós e cada uma de nós, independente da idade. Entre nós também há aqueles que se parecem com os lêmures e as corujas da história ou com os cães, pavões e galinhas.
Como filósofo acredito que o pensamento filosófico não é privilégio de ninguém, e sim uma característica do ser humano, acessível a todos. A filosofia pode ser ensinada de diversas maneiras e este livro é uma delas. Ninguém precisa de um diploma de filosofia para filosofar, mas há um caminho a se percorrer. Para trilhar esse caminho, precisamos ter a mesma coragem, esforço, curiosidade, senso de humor e responsabilidade que a menina Iara demonstrou, mesmo sem saber que era capaz de todas essas coisas.
Em todos os momentos da criação de Iara e a Arca da Filosofia, tinha em mente os jovens leitores. Crianças e jovens têm o direito de se divertir e aprender. Diante de tanta superficialidade dos meios atuais de entretenimento e informação, fiz o possível para oferecer aos jovens leitores uma história mais consistente, sem deixar de lado a diversão e a fantasia que, como o gosto da comida, fazem parte da "alimentação" de nossa mente.
Mas não deixei os adultos de lado. Em várias partes do livro, algumas passagens são dirigidas diretamente a eles. Se os adultos não quiserem mudar seu modo de pensar, mudaremos nós, os leitores e eu, quando deixarmos de ser crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário