R$ 38,50 (unidade)
Autora: Amy Waldman
Nova York é uma cidade que ainda luta para cicatrizar a ferida deixada pelos ataques terroristas às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. E essa ferida é remexida por Amy Waldman nesta obra de ficção inteligente, provocativa, humana e emocionante.
Em um golpe do destino, o júri responsável por escolher o memorial às vítimas dos ataques terroristas acaba selecionando o projeto de um arquiteto muçulmano, entre muitas obras inscritas anonimamente.
Esta escolha polêmica divide um país traumatizado e abala a vida de muitas pessoas. Claire Burwell, a única viúva do júri, se torna a principal defensora do projeto. Mas nem todas as famílias das vítimas concordam com ela e a notícia vira um prato cheio para jornalistas aproveitadores, políticos de ocasião e para o arquiteto selecionado, Mohammad Khan.
A submissão é o retrato contundente de um país ameaçado, que se depara com questões difíceis - como lembrar seus mortos, como entender tamanha violência, como respeitar as liberdades individuais agora que o inimigo está em seu território. E ao mesmo tempo conta a história de seres humanos, que precisam lidar com seus sentimentos, suas ambições, enfrentar o passado e encarar o futuro, pois Nova York não para.
A palavra Islã significa "submissão". A submissão sem reservas à vontade de Deus é a verdadeira fonte de paz. A quem ou a que os personagens de A submissão vão se sujeitar? À pátria? À memória de seus entes queridos? À democracia? Aos seus valores mais intrínsecos?
"O melhor livro sobre o 11/9." Michael Prodger, The Financial Times
"Waldman trata com uma franqueza revigorante duras questões morais e ironias éticas sem cair no lugar-comum." Publishers Weekly
Nenhum comentário:
Postar um comentário