Autor: Aravind Adiga
(Produto Indisponível)
Ao que se diz, o tigre branco é um animal tão raro porque, na natureza, só nasce um a cada geração. Balram Halwai, narrador do romance, recebe esse apelido ainda criança, pois, por sua esperteza e inteligência, destoa dos outros meninos da escola.
Nascido na Índia da Escuridão - zona rural das margens do rio Ganges -, vivendo em extrema pobreza e com poucas perspectivas de mudança, o jovem Balram consegue subir na vida, feito surpreendente na sociedade indiana. Aliás, sua trajetória é para lá de inusitada: ele consegue mudar de lado e de nome, e se torna um empresário de sucesso na outra Índia, a da Luz, em Bangalore, o paraíso da tecnologia, onde dificilmente será apanhado.
O Tigre Branco conta sua história na longa carta endereçada ao primeiro-ministro da China com um tom ao mesmo tempo ingênuo, debochado e divertido. O narrador desbocado, nem de longe politicamente correto, faz críticas mordazes às relações humanas - especialmente entre ricos e pobres -, aos princípios morais e à organização da sociedade de seu país e do mundo contemporâneo.
"Cruel e divertido... Impossível imaginar sátira mais ferina." - The Seattle Times
Nenhum comentário:
Postar um comentário