Autor: F. Scott Fitzgerald
R$ 19,50 (unidade)
"Seus pais eram fazendeiros preguiçosos e fracassados - sua imaginação nunca os reconhecera como pais. A verdade era que Jay Gatsby de West Egg, Long Island, havia saído da própria concepção platônica de si mesmo. Ele era um filho de Deus."
Se Scott Fitzgerald (1896-1940) foi o escritor da Era do Jazz, nenhum de seus livros foi capaz de captar o espírito da época como O Grande Gatsby reproduz uma ideia comum a toda a sua obra: o sonho americano, mais do que uma realização, pode ser frustrante.
Fitzgerald escreveu este romance durante sua estadia em Paris, para onde, na mesma época, se mudaram Ernest Hemingway e Gertrude Stein, a "geração perdida" da literatura americana. Egresso da classe média alta, Fitzgerald usou a própria experiência para fazer um alerta sobre o materialismo.Ainda que o narrador Nick Carraway não seja um alter ego do autor, ambos compartilham conclusões amargas a respeito da falsidade e do dinheiro. O Grande Gatsby é uma obra que valoriza as ideias e a força do desencanto por trás de uma obra de uma aparente leveza narrativa.
Esta edição traz introdução e notas do crítico britânico Tony Tanner, que relaciona o contexto do romance às obras de Sartre, Henry James e Thomas Pynchon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário